top of page

ENIC, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM PAUTA

Notícia 04
leaf-3369412_1920.jpg

Inovação e sustentabilidade nas áreas de resíduos sólidos, saneamento e pavimentação foi tema destaque do painel Inovação e Sustentabilidade na Infraestrutura, realizado durante o 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Feicon.

Segundo Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente de Infraestrutura da CBIC, o Brasil está avançando no desenvolvimento da infraestrutura com inovações para aprimorar serviços e obras, concentrando-se em eficiência e sustentabilidade, o que cria oportunidades para superar desafios. “Na área de infraestrutura, estamos presenciando um ciclo virtuoso repleto de oportunidades significativas para o país. No entanto, é crucial ressaltar que nenhuma dessas oportunidades se concretizará se não estiverem alinhadas com os princípios da sustentabilidade”, enfatizou.

Na área de saneamento, o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Cláudio Stábile, destacou que o mundo vive um momento desafiador com os efeitos das mudanças climáticas. Para mitigar os danos já vivenciados e os que ainda estão por vir, Stábile apresentou o processo da economia circular com o foco no tratamento de esgoto. O processo visa associar o desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais. “O binômio economia e ambiental é indissociável”, destacou.

Após adotar o processo tanto na essência quanto na prática, Stábile explicou que é possível utilizar 100% dos resíduos, resultando em redução de custos, aumento da geração de receitas e, mais importante, a preservação do meio ambiente. “É possível transformar o esgoto em energia elétrica, mobilidade sustentável, segurança da água e bio fertilizantes”, disse. O painel ainda apresentou exemplos de temas relacionados, trazendo dados ligados ao novo marco regulatório de saneamento e sustentabilidade no setor rodoviário.

 

Fonte: Agência CBIC

news1.fw.png
bottom of page