Por Ednei Gardini, diretor Executivo da Conjel Contabilidade
No setor da construção civil, onde projetos complexos, interações com o poder público e grandes volumes de recursos financeiros fazem parte da rotina, a adoção de boas práticas de governança e compliance surge como um pilar fundamental para a sustentabilidade das empresas. Em um cenário cada vez mais competitivo e regulamentado, a implementação de boas práticas é uma necessidade estratégica.
A governança na construção civil abrange um conjunto de processos e políticas que visam orientar a gestão e o controle das empresas, garantindo o alinhamento dos interesses dos diversos stakeholders e a transparência na prestação de contas. É através da governança que as empresas estabelecem diretrizes claras para a tomada de decisões. Por outro lado, o compliance refere-se ao compromisso contínuo das empresas em cumprir as leis, regulamentos e normas internas e externas, desempenhando um papel crucial na mitigação de riscos.
A implementação efetiva de práticas de governança e compliance requer um esforço colaborativo e multidisciplinar, envolvendo diferentes áreas da empresa, como a alta administração, o jurídico, a contabilidade e auditoria. Nesse contexto, o escritório de contabilidade se torna um parceiro estratégico, oferecendo conhecimento especializado para auxiliar as empresas. Dominar as práticas de compliance e governança contribui para a construção de alicerces sólidos de integridade, transparência, um negócio seguro e sustentável.
Comments