top of page

ACOMPANHAR O INSS DA OBRA EVITA PREJUÍZOS


Planejar um empreendimento na construção civil requer previsão de todas as etapas de trabalho. Isso facilita o desenvolvimento do projeto e ajuda a avaliar custos a serem otimizados para obter maior lucratividade. Um ponto importante é acompanhar o recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) da obra. A falta de cuidados específicos pode resultar na perda de créditos, além de prejuízos fiscais junto à Receita Federal.


Fabiano Costa, gerente da Roderjan Account, consultoria contábil voltada à construção civil e com sede em Itapema, relata que inconsistências durante a contratação de mão de obra podem dificultar a obtenção da CND (Certidão Negativa de Débitos) e até atrasar a revisão da documentação pela Receita Federal. “O primeiro passo é providenciar corretamente o CNO (Cadastro Nacional de Obra) antes de iniciar a construção, para alocar toda a mão de obra destinada ao empreendimento”, explica Fabiano.


No andamento da obra, o profissional orienta revisar a documentação mensal dos empreiteiros para checar as alocações devidas, além de manter uma rotina de certificação do fechamento da folha de pagamento própria. “Dessa forma, a empresa pode confirmar a destinação dos funcionários para o CNO correto, já que a incorporadora pode ter mais de um empreendimento em construção ao mesmo tempo”, afirma Fabiano.


Além disso, a empresa pode ter dificuldade em corrigir a documentação ao fim da execução da obra, caso haja inconsistências. A contratação de assessoria contábil para o empreendimento previne contratempos. “A Roderjan Account trabalha exclusivamente para incorporadoras e construtoras, faz o controle e gerenciamento durante a execução das obras e apresenta relatórios mensais de evolução, prestando informações valiosas para avaliação do incorporador”, conclui.

whatsapp-g975d2881e_1280.png
bottom of page