AMFRI APROVAM CRIAÇÃO DE COLEGIADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO


Foto: Lyandra Machado/AMFRI


Os prefeitos e vice-prefeitos dos municípios da AMFRI participaram da Assembleia Geral de Prefeitos na sede da associação e da assembleia dos consórcios de saúde, turismo e multifinalitário. Na assembleia geral da AMFRI, os gestores deliberaram a criação Colegiado de Desenvolvimento Econômico, com objetivo de gerar conhecimento sobre políticas públicas, além de parcerias com instituições ligadas ao desenvolvimento econômico e inovação da região. A decisão aconteceu na sexta-feira, 18.


A consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva, levou a aprovação dos Prefeitos a proposta de planejamento estratégico que foi elaborada a fim de concorrer ao edital do Programa Melhoria do Itaú Social. O plano contempla quatro objetivos que se desdobram em estratégias e metas com ações que visam superar desafios educacionais, entre os anos de 2021 e 2024. “Melhoria dos resultados de aprendizagem, fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente por meio de políticas intersetoriais e interinstitucionais, desenvolvimento e a implementação de Plano de Formação de Profissionais que atuam na educação, além do desenvolvimento e implementação de processos e tecnologias que visem legalizar, modernizar e qualificar processos de gestão administrativa, financeira e de pessoal, junto a educação municipal”, explica a professora.


CONTINUIDADE DO PROJETO DE TRANSPORTE COLETIVO REGIONAL

Na assembleia do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI, os prefeitos deliberaram pela continuidade do projeto de Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR). O projeto é pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada e poderá ser o primeiro de transporte coletivo em nível mundial com 100% da frota movida a energia elétrica, composto por cinco linhas integradas, que conectam os 11 municípios da AMFRI.


A próxima fase do projeto do STCR prevê a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para estruturação das concessões que compõem o sistema. A previsão é que, vencidas todas as fases, o sistema entre em operação no segundo semestre de 2024.


Já na assembleia do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR), a coordenadora do colegiado de turismo da AMFRI e diretora do CITMAR, Vivian Floriani, e a presidente do Colegiado de Turismo da AMFRI e presidente da Fundação Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo, Zenelise Drodowski, foram as responsáveis em apresentar o andamento do plano de trabalho deste ano, apresentar as propostas para compor o plano, bem como realizar a entrega das pesquisas de demanda turística de verão 2021. Ambas as deliberações foram aprovadas pelos prefeitos do CITMAR.


Fonte: AMFRI