ATIVIDADE ECONÔMICA DE SANTA CATARINA SEGUE EM CRESCIMENTO


Foto: Geralt/Pixabay


Em março, foi divulgado o Índice de Atividade Econômica (IBC), calculado pelo Banco Central do Brasil (BC) e considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou crescimento de 2,18% para Santa Catarina, no mês de janeiro quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado registrado foi bem acima da média nacional, que registrou variação de -0,46%. Na análise em relação ao mês de dezembro de 2020, Santa Catarina também registrou melhora, com variação de 1,05%, enquanto o Brasil foi similar, com 1,04%.



Essa melhora na atividade econômica já vinha sendo observada nos meses anteriores. Além do próprio índice, pesquisas mensais do IBGE sobre o desempenho da indústria e comércio varejista, também mostravam retomada na atividade.


Outros indicadores importantes, são o Índice de Confiança do Industrial e Intenção de Investir do Industrial elaborados por meio de pesquisa primária do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nos últimos meses de 2020 a intenção de investir de Santa Catarina chegou nos maiores valores já registrados desde o início da pesquisa, enquanto a confiança para o estado também se manteve positiva, o que contribuiu para o resultado.





Fonte: Observatório Fiesc