- Vizzotto Editora
BANDEIRA AZUL ASSEGURA AOS BANHISTAS QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL DE PRAIAS CATARINENSES

Foto: Markito/Santur
Os cuidados com a natureza e a responsabilidade socioambiental dedicada às praias e balneários renderam à Santa Catarina a marca de estado 'mais azul' do Brasil. Na temporada 2020/2021, das 18 praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul no país, 11 estão no litoral catarinense. O selo, de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo, assegura aos visitantes não apenas a excelente qualidade das águas, mas o cumprimento de uma série de requisitos relacionados à educação e gestão ambientais.
Dada a relevância do programa para o turismo, a Santur planeja ampliar o número de locais certificados no estado. Para isso, está investindo R$80 mil em um estudo técnico para identificar os locais que atendem aos requisitos e incentivar os municípios a buscarem o selo Bandeira Azul.
“O estado vai ajudar os municípios a conquistar o selo que atrai um turismo ainda mais qualificado, que não chegava no Brasil. Hoje Santa Catarina já começa a receber turistas que só procuram ambientes com Bandeira Azul, um indicativo de sustentabilidade ambiental”, destacou o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
O Programa é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE). Em âmbito nacional, a organização não-governamental credenciada é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), com sede em Santa Catarina.
Bandeira Azul em Santa Catarina - temporada 2020/2021:
Praia Grande, Governador Celso Ramos
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
Praia de Mariscal, Bombinhas
Praia da Saudade, Prainha, São Francisco do Sul
Praia do Forte, São Francisco do Sul
Praia da Conceição, Bombinhas
Praia Grande, Penha
Lagoa do Peri, Florianópolis
Marinas
ICSC, Florianópolis
Tedesco Marina, Balneário Camboriú
Fonte: Santur