BANDEIRA AZUL: BOMBINHAS TEM TRÊS PRAIAS CERTIFICADAS

Bandeira Azul é o maior prêmio ecológico destinado a praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo. Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas foram contempladas.


As praias de Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas, em Bombinhas, foram contempladas com a premiação do Programa Bandeira Azul para a temporada 2022/2023. Esta será a quarta temporada do programa nas praias de Mariscal e Quatro Ilhas, e a terceira na praia da Conceição.


O Bandeira Azul é o maior prêmio ecológico destinado a praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo. Para conquistar a certificação, o município atendeu a uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços.


O programa contempla diversas ações, como a instalação de placas informativas, banheiros públicos, passarelas com acessibilidade, lixeiras nas praias, serviço de guarda-vidas, atividades de educação ambiental, testes periódicos de qualidade de água e monitores para orientação e fiscalização dos usuários.


Para o presidente da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB), Flávio Steigleder Martins, a conquista para mais uma temporada é resultado de um trabalho multidisciplinar. “O programa envolve o poder público, diversas secretarias, comunidade e o comitê gestor, que somam esforços durante todo o ano para garantir o cumprimento dos critérios e poder hastear a bandeira na temporada”.


De acordo com Bianca Seibt, secretária de Turismo de Bombinhas, a premiação consolida a cidade como um destino de destaque quando o assunto é gestão ambiental. “As pessoas estão procurando locais seguros, com qualidade de água, infraestrutura e serviços adequados, e Bombinhas se destaca por estimular essa consciência ecológica, buscar soluções e oferecer aos visitantes praias certificadas”.


O PROGRAMA

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O principal objetivo é conscientizar a sociedade e os gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

O Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) e conta com o apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, o programa é operado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), sediado em Florianópolis.

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Bombinhas

whatsapp-g975d2881e_1280.png