
A temporada 2024/2025 do programa Bandeira Azul colocou, novamente, o município de Bombinhas em evidência, reforçando o reconhecimento das praias da Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas como referências em sustentabilidade e gestão ambiental. Este é o sexto ano consecutivo do programa, que segue até 15 de março de 2025.
O Bandeira Azul é o maior prêmio ecológico concedido a praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo. Para obter essa certificação, os destinos devem cumprir critérios rigorosos que abrangem gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, responsabilidade social, além de segurança e serviços oferecidos aos usuários.
A conquista da Bandeira Azul também exerce um papel estratégico no mercado imobiliário da região. Ao associar a certificação à qualidade de vida e à sustentabilidade, o programa atrai investidores interessados em empreendimentos que valorizam a convivência harmônica com o meio ambiente, além de promover a valorização de imóveis próximos às praias certificadas.
Em Bombinhas, o programa envolve diversas iniciativas que visam manter a certificação e garantir uma experiência de qualidade aos visitantes e moradores. São instaladas placas informativas e educativas em cada praia certificada, além da disponibilização de banheiros públicos e passarelas acessíveis.
O município também promove ações contínuas de educação ambiental, realiza testes regulares de qualidade da água e mantém monitores de praia para orientar e fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas. As informações sobre o programa, os resultados das análises da água e a programação de atividades educativas estão disponíveis em placas localizadas nas praias certificadas. O programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Fundação de Educação Ambiental (FEE) e, no Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Foto: Pixabay
Informações da Prefeitura de Bombinhas
Comments