Buscar
  • Vizzotto Editora

COMO MONITORAR A SAÚDE DE SEUS TRABALHADORES EM HOME OFFICE?

Na ausência dos Exames Médicos Ocupacionais, suspensos temporariamente pela Medida Provisória 927/2020, que trata de medidas trabalhistas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19), o médico do trabalho e consultor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Gustavo Nicolai, sugere as empresas a adoção de um modelo de acompanhamento da saúde dos trabalhadores em home office.


StockSnap/Pixabay

A sugestão visa o acompanhamento remoto dos empregados, com o objetivo de avaliar suas condições físicas e psicológicas, bem como os aspectos ergonômicos de suas atividades.


O formulário “Como monitorar a saúde de seus trabalhadores em home office” pretende entender como o funcionário está desempenhando as atividades administrativas dentro de casa, em termos de ergonomia no seu posto de trabalho. “As condições de trabalho na empresa geralmente são bem mais controladas”, afirma Nicolai.


A preocupação é que o trabalhador possa corrigir a altura do monitor e, se usa notebook, usar um teclado e um mouse externos para melhorar postura e altura, preservando pescoço, ombros, coluna.


Outro ponto, segundo o médico do trabalho, se refere à saúde mental. A análise das respostas pode revelar problemas importantes e direcionar a tomada de decisões e ações da empresa, em tempos de distanciamento social.


“Há estudos que sugerem preocupação com relação ao isolamento social. A preocupação é que o trabalhador possa desenvolver, com o tempo, transtornos mentais decorrentes do isolamento”, frisa. Segundo Nicolai, respostas ao formulário podem denotar um quadro depressivo, início de depressão, uma síndrome de adaptação ou uma característica de ansiedade maior. A ideia é o questionário servir como um rastreamento”, diz.


O questionário modelo pode ser usado em sistemas informatizados de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) ou plataformas de pesquisa, para identificar, de forma rápida e eficaz, os aspectos de saúde relacionados ao teletrabalho. “É um formulário modelo. As empresas podem adaptá-lo, dentro do seu contexto, para rastrear e mapear seu empregado e entender como está a sua saúde”.


Fonte: CBIC

6 visualizações

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147

Copyright © 2018 Vizzotto Editora - Todos os direitos reservados.