
Sistemas construtivos industrializados estão cada vez mais presentes no mercado da construção civil. Entre eles, se destaca a parede de concreto moldada in loco com uso de formas metálicas. O concreto auto adensável é considerado ideal para a aplicação desta técnica. O material preenche espaços vazios com seu próprio peso, sem adensamento ou vibração externa.
O resultado é alta fluidez, sem segregação, conforme explica Paulo Roberto Rodrigues dos Santos Junior, gerente comercial da Max Mohr, especialista no material. “O concreto auto adensável comercializado por nossa empresa é desenvolvido em nosso centro de pesquisa, com produção totalmente automatizada e incorporação de aditivos especiais e agregados controlados. A industrialização começa no laboratório e chega ao canteiro de obras, revertendo-se em qualidade do produto e cumprimento de cronograma no empreendimento”, afirma.
A parede de concreto necessita de análise minuciosa e pode integrar projetos residenciais de qualquer porte. Santos Junior relata que outra vantagem do sistema construtivo, aliado à aplicação do concreto auto adensável, é a redução de desperdícios e do volume de resíduos no canteiro de obras, em comparação às construções em alvenaria. “O material é considerado ecologicamente sustentável e pode até diminuir a poluição sonora, já que dispensa o uso de vibradores para adensamento em alguns casos”, destaca.
A industrialização da obra proporcionada pela parede de concreto reduz o número de trabalhadores no canteiro de obras, mas requer mão de obra qualificada. A Max Mohr é especialista em edifícios altos e dispõe de técnicos para controle de qualidade no carregamento e dosagem do concreto, que acompanham a aplicação in loco. “O acompanhamento de uma empresa especializada é imprescindível para garantir resultado final positivo ao empreendimento”, conclui Santos Junior.
Foto: Divulgação/Max Mohr