Buscar
  • Vizzotto Editora

CONSTRUÇÃO CIVIL SE UNE NA LUTA CONTRA A PROLIFERAÇÃO DA DENGUE


Foto: 41330/Pixabay


A conscientização continua sendo um dos principais antídotos contra a proliferação do Aedes Aegypti. Na área da construção, não é diferente e o cuidado precisa ser intensificado nos canteiros de obras, principalmente em períodos chuvosos. Neste sentido, um amplo trabalho tem sido desenvolvido pelos Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) de várias localidades do País junto às empresas do setor para evitar água parada em locais com lonas, carrinhos de mão, betoneiras, lajes e fossos de elevadores.


Há 23 anos o Seconci-Rio é uma dessas entidades que está atenta à importância do combate ao mosquito e é parceira das empresas da construção civil nesse desafio. O seu Programa de Promoção à Saúde conta com uma equipe especializada para realizar vistorias gratuitas em todo o canteiro da obra à procura de focos do mosquito da dengue e, caso sejam identificados, a empresa recebe instruções sobre como agir para retificar o problema.

Em 2019, mais de 120 vistorias foram realizadas, beneficiando cerca de 14,6 mil trabalhadores, que passaram a trabalhar em ambiente mais seguro. Neste ano, por conta da pandemia, o serviço ocorreu por demanda das empresas do Rio de Janeiro que, além das consultorias quanto às medidas sanitárias contra a Covid-19, também estiveram atentas à proliferação do mosquito.

Com resultados também positivos, o Seconci Joinville desenvolveu relevantes ações dentro da sua Campanha Obra Mais Segura. O Guia Combate à Dengue no Canteiro de Obra, lançado neste ano e enviado a todas as associadas, tem orientado trabalhadores e empresários do setor sobre sintomas e tratamentos, o que fazer em caso de suspeita e como denunciar os focos. Além disso, a entidade visitou 34 canteiros de obras da cidade, onde foram localizados 144 possíveis focos.

Já o Seconci de Goiânia realizou no último dia 6 de novembro o webinar Controle de Arboviroses nos Canteiros de Obra direcionado aos responsáveis pela Saúde e Segurança do Trabalho das empresas da construção e aos colaboradores que verificam os criadouros/focos nos canteiros de obra (caçadores de Aedes). “Realizamos o webinar para darmos continuidade à capacitação dos ‘Caçadores de Aedes’, trabalhadores da construção que tenham um olhar clínico na identificação de possíveis criadouros e locais com focos nos canteiros de obra”, ressalta a Assistente Social do Seconci Goiás, Joicy Lopes.


Fonte: CBIC

3 visualizações0 comentário

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147

Copyright © 2018 Vizzotto Editora - Todos os direitos reservados.