Buscar
  • Vizzotto Editora

E-BOOK AUXILIA PROFISSIONAIS SOBRE AS NRS DE IMPACTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Foto: Free-Photos/Pixabay


Está à disposição dos profissionais da construção civil a 'Síntese das Normas Regulamentadoras' de impacto no setor. No e-Book ‘As Novas NRs e a Indústria da Construção’ da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os profissionais têm melhor auxílio sobra as normas. As NRs estão oficialmente publicadas desde 2019, quando o governo federal deu início ao processo de revisão.


Destaque para a NR-12, que define procedimentos relativos às atividades com máquinas e equipamentos, de modo a preservar a saúde e a integridade física do trabalhador, e à NR-09, que trata da avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos e entra em vigor no dia 2 de agosto de 2021.


No que se refere à NR-12, como a indústria da construção tem uma NR Setorial (NR-18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção), que também traz diretrizes relacionadas às máquinas e aos equipamentos comumente utilizados na construção (serra circular, equipamentos de transporte vertical de materiais e pessoas, equipamentos de guindar, entre outros), prevalece a necessidade de adoção dos dispositivos da NR-18, complementados pelos da NR-12 (NR Especial).

Além disso, a NR-12 atua na interligação ao Programa Gerencial de Risco (PGR) da avaliação e do controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos.


Na reestruturação de 2019, entre os aspectos alterados na nova redação da NR-12, destaque para o fato de que, para que máquinas e equipamentos estejam de acordo com os preceitos de segurança da Norma, eles deverão atender a normas nacionais vigentes (normas da ABNT), mas também poderão atender a normas internacionais (ISO e IEC) ou, na ausência dessas, a normas técnicas europeias do tipo “C” harmonizadas.


Sobre a NR-09, o especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e autor da publicação, Hugo Sefrian Peinado, frisa que ela atua na interligação ao PGR da avaliação e do controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos.


Mais informações sobre as NRs 09, 12 e demais Normas Regulamentadoras de impacto no setor da construção, acesse o e-Book ‘As Novas NRs e a Indústria da Construção’ da CBIC.

Com uma linguagem extremamente clara e didática, a publicação sintetiza os principais pontos das seguintes normas regulamentadoras:


NR-01 – Disposições gerais

NR-02 – Inspeção prévia

NR-03 – Embargo e interdição

NR-07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

NR-09 – Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos

NR-12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

NR-24 – Condições de higiene e conforto nos locais de trabalho

NR-28 – Fiscalizações e penalidades) e compara os itens alterados e/ou novos em relação à versão anterior

Fonte: CBIC

2 visualizações0 comentário

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147

Copyright © 2018 Vizzotto Editora - Todos os direitos reservados.