ECONOMIA - CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO CATARINENSE AVANÇA!


Imagem: Gerd Altmann/Pixabay


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em Santa Catarina mostrou avanço de 0,6 pontos em abril na comparação com março. O indicador atingiu 54,5 pontos no mês, resultado acima do limiar de 50 pontos, o que representa otimismo com relação às perspectivas econômicas. No país, a confiança do empresário industrial brasileiro também aumentou e se mantém acima do patamar registrado no estado.


“Os resultados neste primeiro trimestre demonstram um crescimento consistente da economia catarinense, com geração de novos postos de trabalho, aumento da produção industrial e avanço no comércio exterior. Sabemos que há desafios, como o aumento dos custos e as questões logísticas, mas há um sentimento de confiança com o futuro”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.


Conforme análise do Observatório FIESC, a dinâmica econômica mundial vem sofrendo com reflexos do conflito entre Rússia e Ucrânia, sobretudo pela alta ainda maior dos custos dos insumos industriais. Além disso, a pandemia da Covid-19 ainda continua impondo desafios para a China, com o retorno de novos surtos desde meados de março e lockdowns nas cidades chinesas para buscar conter a disseminação do vírus. A situação gera atraso nas entregas vindas da China e aumento dos fretes internacionais.


O ICEI é um índice formado por dois indicadores: o índice de condições atuais e o índice de expectativas, com perspectivas para os próximos seis meses. No resultado de abril, o empresário industrial catarinense continua com uma avaliação de deterioração das condições atuais da economia em relação aos últimos seis meses. No entanto, com relação às expectativas para os próximos seis meses, há otimismo – o indicador está no patamar mais elevado deste ano, com aumento de 1,2 pontos em relação ao mês de março.


Fonte: FIESC