ENCONTRO CATARINENSE DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCUTE EDIFÍCIOS ALTOS
- Vizzotto Comunicação
- 11 de abr.
- 2 min de leitura

FOTO: Pixabay
Ao longo dos últimos anos, percebe-se o crescimento da urbanização e da concentração econômica nas cidades. Esse fenômeno se reflete de maneira evidente nos grandes centros urbanos, onde a presença de edifícios cada vez mais altos redefine o horizonte. No litoral de Santa Catarina, este movimento é bastante visível, especialmente em locais como Balneário Camboriú, onde esta tendência ganha ainda mais destaque e amplia seu alcance para municípios vizinhos. A cidade abriga alguns dos maiores edifícios da América Latina e foi sede do encontro.
Nesse contexto, o debate sobre projetos arquitetônicos, avanços estruturais e inovações na construção civil torna-se cada vez mais essencial. Por isso, a cidade foi sede - nos dias 13 e 14 de março - do 2º Encontro Catarinense da Construção Civil: Supertalls, evento promovido pela AREA de Itajaí, com o apoio de várias entidades, entre elas o Sinduscon Costa Esmeralda. Realizado no Hotel Mercure, o encontro reuniu especialistas do setor para debater inovações tecnológicas, desafios estruturais e tendências da construção civil em edifícios de grande altura.
A programação teve início no dia 13 com a abertura oficial do seminário, seguida por três palestras de destaque. Profissionais da ArcelorMittal Projects abordaram soluções inovadoras para fundações e escavações profundas em áreas urbanizadas, apresentando estacas pranchas metálicas laminadas a quente e tubos metálicos como alternativas eficientes. Em seguida, executivos da Talls Solutions detalharam os desafios de engenharia do Senna Tower, um dos supertalls em desenvolvimento. O dia foi encerrado com a palestra "Highrise Buildings Worldwide", que trouxe uma visão global sobre o avanço da construção de arranha-céus.
No dia 14, o evento seguiu com cinco palestras voltadas para a evolução e os desafios da verticalização urbana. Especialistas discutiram temas como a evolução dos arranha-céus, as cidades verticais e o uso da protensão como solução estrutural para a engenharia do presente e do futuro. Além disso, foram apresentados projetos estruturais de edifícios altos e os impactos do vento em edifícios supertalls, destacando melhores práticas e desafios enfrentados em testes de túnel de vento.
Com a participação de profissionais renomados e conteúdos técnicos de alto nível, o 2º Encontro Catarinense da Construção Civil reafirmou a importância de debater soluções inovadoras para o setor, em especial no contexto de cidades litorâneas que tem se firmado cada vez mais como referência em edificações verticais. O presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, Rodrigo Passos Silva, marcou presença no evento e avaliou o encontro como uma oportunidade estratégica para os empresários da região se atualizarem sobre as tendências e desafios da verticalização. “Itapema, Porto Belo e Bombinhas estão em plena expansão, igualmente ganhando edifícios cada vez mais altos e robustos. É essencial que o setor esteja preparado para crescer de forma inovadora e sustentável”, pontuou o presidente. Além de Passos Silva, participaram a vice-presidente Lucivania Delavalle, e vários empresários da região da Costa Esmeralda.
Comments