top of page

INOVAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS TRANSFORMAM CONCEITO DE MORADIAS


Edifícios sem vigas são a nova realidade na construção civil


Projetar espaços amplos, sem precisar prever vigas é o sonho de todo arquiteto, além de agregar maior funcionalidade aos imóveis. Esta tecnologia já existe e está disponível no Brasil. O processo chama-se protensão, uma técnica utilizada na construção civil para criar estruturas com menos colunas e vãos maiores. Alexandre Palmeira, gestor de qualidade da Torvel Equipamentos Hidráulicos, explica que o processo envolve a inserção de cabos no interior das vigas de sustentação, comprimindo o concreto tornando-os mais resistentes e duráveis ao longo do tempo. “A Torvel Equipamentos Hidráulicos é um fabricante especializado na produção de unidades hidráulicas de alta pressão e disponibiliza as novas bombas de protensão de cordoalhas engraxadas, que foram desenvolvidas para preencher uma lacuna do mercado brasileiro”, aponta Alexandre.


Outro trabalho entregue pela empresa é o ensaio de carga estática em fundações profundas. Palmeira esclarece que este processo é uma parte importante na avaliação da capacidade de carga e desempenho das estacas ou outros elementos de fundação em uma construção. “O ensaio tem como objetivo principal determinar o quanto de carga a estaca pode suportar de maneira segura sem falhar ou exceder os limites de deslocamento aceitáveis”, pontua.


“O sistema de protensão é direcionado para lajes e os ensaios são direcionados para o alicerce do empreendimento - pilled raft. Com essa nova linha de bombas para protensão de cordoalhas engraxadas, a Torvel visa atender a demanda do mercado brasileiro por equipamentos de alta qualidade, confiáveis e adequados para o processo de protensão", finaliza o gestor da Torvel.

news1.fw.png
bottom of page