Buscar
  • Vizzotto Editora

Inteligência Artificial no RH: processos modernos podem ajudar a sua empresa na gestão de despesas

A IA, conhecida como inteligência artificial, é um ramo da ciência da computação que cria tecnologias que simulam a inteligência humana. Atualmente, muitas empresas a utilizam na criação de dispositivos e na prestação de serviços em todas as áreas. Na área de RH, a IA é uma tecnologia que, entre outras funções, ajuda a melhorar os sistemas de análises de dados, aprimora o recrutamento e seleção, e também funciona para estreitar o relacionamento entre empresas e funcionários. 


Atualmente, a existência de softwares capazes de encontrar padrões no comportamento dos colaboradores e fazer o cruzamento de dados automaticamente para análises, já é realidade. Essas ferramentas são capazes de fornecer dados fundamentais para tornar os processos de RH mais eficientes. Relacionam informações de candidatos com vagas em aberto, alertam sobre a necessidade de treinamentos, fazem engenharia de cargos e muito mais.


Em seu estudo global, a consultoria indiana Tata Consultancy Services constatou que 70% dos 835 executivos entrevistados acreditam que, até o próximo ano, o impacto da IA triplicará em setores como o RH.


StartupStockPhotos/Pixabay

De acordo com Bruno Pain, co-fundador e diretor comercial do VExpenses - plataforma de gestão de despesas corporativas - o uso desse serviço cresce cada vez mais, principalmente para automatizar e otimizar processos. “Com a utilização da inteligência artificial conseguimos melhorar nossas demandas no ambiente de trabalho, otimizar as tarefas e economizar tempo com trabalhos manuais, além de colaborar com o crescimento do negócio”, explica.


O estudo da Tata Consultancy Services revelou, ainda, que a IA está se espalhando por quase todas as áreas das empresas, esperando-se alcançar com forte repercussão, até 2020, as áreas de vendas, marketing, atendimento ao cliente, finanças, entre outras.


Gestão modernizada


Já existem no mercado nacional alguns softwares e soluções que vão além do setor de RH e ajudam as empresas a desburocratizar processos específicos do setor financeiro, por exemplo. Esse é o caso do VExpenses. A plataforma utiliza inteligência artificial para facilitar a gestão de despesas corporativas, principalmente com reembolsos corporativos. Segundo o levantamento realizado pela empresa, com o uso da ferramenta é possível reduzir em até 88% o tempo gasto com essas tarefas. O profissional responsável pela função de organizar os reembolsos, preencher planilhas e juntar as “notinhas” agora pode se dedicar às tarefas mais produtivas. 


“Atualmente, a Inteligência Artificial colabora diretamente para o crescimento das empresa e por isso é importante estar familiarizado com essas tecnologias já disponíveis no mercado. Só para dar um exemplo, em 2018, nós conseguimos economizar cerca de 9 mil horas de trabalho de nossos clientes, o que equivale à um ano em tempo poupado com tarefas manuais, garantindo otimização na rotina do Financeiro e dos colaboradores”, finaliza Pain.


Como a plataforma funciona


O uso é bem simples! Após baixar o aplicativo, o colaborador tira uma foto da nota fiscal da despesa com a funcionalidade “Intelliscan” do app. Os dados dos gastos são enviados diretamente para o responsável pelo reembolso, gerando relatórios automáticos para monitoramento e auxílio na aprovação dos custos. Com os dados históricos, os gestores podem tomar decisões assertivas para otimização contínua desse processo na organização. A plataforma consegue contabilizar despesas variadas, desde um almoço com o cliente até a quilometragem de uma viagem de trabalho. Além disso, o sistema é multiplataforma, possuindo uma interface WEB para os gestores e também apps para os viajantes corporativos. O app está disponível para sistemas Android e IOS, com download gratuito.  

3 visualizações

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147

Copyright © 2018 Vizzotto Editora - Todos os direitos reservados.