
A conquista do segundo lugar no ranking nacional de valorização imobiliária rendeu a Itapema manchetes nos principais veículos de imprensa. Em entrevista concedida ao Visor Notícias em fevereiro, o presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, empresário Rodrigo Passos Silva, analisou o atual cenário imobiliário, falou sobre os principais fatores que contribuem com a valorização do metro quadrado residencial para venda, e comentou o expressivo crescimento populacional da região nos últimos anos.
A população itapemense cresceu 66% entre 2010 e 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passando de 45,7 mil habitantes para 76,2 mil. “São pessoas que não vêm mais apenas passar o verão, mas para se estabelecer aqui. Itapema conquistou sua posição no eixo estratégico dos negócios, tornando-se um lugar muito atrativo para viver, empreender e investir. Isso se reflete, também, no mercado imobiliário”, ressalta o presidente do Sinduscon. O crescimento da cidade impacta na expansão da construção civil e, por consequência, na oferta de terrenos para os futuros empreendimentos.
Passos Silva explica que os valores dos terrenos impactam diretamente no custo de cada novo projeto residencial e têm influência direta no preço médio do metro quadrado. “E este é um custo absorvido naturalmente pelo mercado, cuja procura por nossos imóveis segue ascendente, contribuindo com a valorização do metro quadrado num movimento natural de mercado”, analisa.
O FUTURO JÁ CHEGOU
Com um perfil de público cada vez mais exigente, as construtoras seguem alinhadas às últimas tendências em projeto, engenharia e materiais. “Nós temos obras cada vez mais sofisticadas e modernas, a construção civil é uma indústria que tem muitos lançamentos de materiais novos e novas tecnologias, todos esses fatores são aplicados aqui e contribuem na qualidade dos empreendimentos”, destaca o presidente do Sinduscon.
Disposto a participar do desenvolvimento socioeconômico da cidade nas próximas décadas, o empresariado está focado em melhorias e avanços em mobilidade urbana, segurança e equipamentos turísticos que agreguem ainda mais qualidade de vida a moradores, turistas e investidores.
Passos Silva relata que o aporte de recursos do setor privado – através do Solo Criado, por exemplo - torna possível a execução de diversas melhorias em infraestrutura, para as quais inclusive já existem vários projetos. “Precisamos avançar, focados na Itapema que queremos para hoje, porque nossa cidade ganha cada vez mais relevância no cenário econômico nacional e temos acompanhar este movimento”, finaliza.