FOTO: pixabay
O mês de novembro marca uma importante campanha mundial: o Novembro Azul, que visa à conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Essa é a segunda doença que mais acomete homens no Brasil, ficando para trás apenas do câncer de pele não melanoma. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que mais de 70 mil novos casos de câncer de próstata serão divulgados por ano no Brasil até 2025. Diante desses números alarmantes, é urgente que todos os homens, independentemente da idade, estejam atentos à sua saúde.
Infelizmente, o preconceito e o medo ainda são barreiras significativas que afastaram muitos homens dos consultórios médicos. Exames preventivos, como o toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), são ferramentas essenciais para detectar precocemente o câncer de próstata. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de tratamento eficaz e cura. A campanha do Novembro Azul serve para lembrar que cuidar de si não é sinal de fraqueza, mas sim um ato de coragem e responsabilidade. É necessário derrubar mitos e preconceitos em prol da preservação da vida.
UMA REFLEXÃO MAIS AMPLA
Embora o câncer de próstata seja o principal foco do Novembro Azul, a campanha também busca promover um olhar mais abrangente sobre a saúde masculina. Homens, de forma geral, tendem a buscar menos o sistema de saúde e a realizar menos consultas preventivas do que as mulheres. Esse comportamento precisa mudar. Além de doenças como o câncer, questões como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e de saúde mental devem ser acompanhadas com a mesma atenção.
Homens que atuam em condições de muita pressão, lidando com estresse físico e mental, precisam estar especialmente atentos. O ritmo acelerado de trabalho, aliado a fatores como o sedentarismo e maus hábitos alimentares, pode aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto, cuidar da saúde deve ser visto como parte fundamental da rotina, tanto quanto os cuidados com a segurança no trabalho.
“A construção civil, um setor tradicionalmente composto por maioria masculina, deve ser um exemplo de conscientização e cuidado. O Novembro Azul é o momento de lembrar que saúde não é apenas um assunto de interesse individual, mas uma responsabilidade coletiva, e todos os esforços em prol da prevenção resultam em benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os empresários e todas as suas famílias”, afirma o presidente do Sinduscon, Rodrigo Passos Silva, reforçando o convite para que todos os homens da comunidade se informem, façam seus exames preventivos e incentivem seus colegas a fazerem o mesmo. “Cuidar da saúde é o melhor investimento que podemos fazer, pois garante qualidade de vida e nos permite estar ao lado de quem amamos por mais tempo”, finaliza.
Comments