Buscar
  • Vizzotto Editora

O Edifício de madeira mais alto do mundo

O Mjösa Tower está localizado em Brumunddal, na Noruega, às margens do maior lago do país, Mjösa. A torre oferece casas, escritórios e um hotel para pessoas que buscam uma experiência diferente


A Torre Mjösa foi inaugurada oficialmente em 15 de março de 2019, assumindo o título de edifício de madeira mais alto do mundo. O prédio de 18 andares, localizado em Brumunddal, na Noruega, tem 85,4 metros de altura. O edifício inclui um hotel, casas particulares e escritórios. Os produtos Kerto® LVL (laminados de madeira) rápidos, leves e verdes da Metsä Wood foram usados ​​nos elementos intermediários do piso do edifício.


A Torre Mjösa simboliza o pensamento ambientalmente amigável na construção, e é a prova de que edifícios altos podem ser construídos usando madeira. A tarefa de design de criar um edifício de madeira tão alto foi um desafio positivo para Øystein Elgsaas, arquiteto e sócio da Voll Arkitekter. “Queremos inspirar os outros a construírem da mesma maneira”, diz Elgsaas.



A estrutura é semelhante aos edifícios convencionais, mas as dimensões dos elementos são muito maiores do que o habitual. Tanto a estrutura como a fachada da Torre Mjösa são feitas de madeira. A estrutura de suporte de carga consiste em vigas, barras e elementos diagonais. Os primeiros dez andares são feitos de elementos de madeira pré-fabricados. Os decks nos andares superiores são feitos de concreto, para conter o prédio e evitar o balanço.


A meta era construir usando produtos de madeira locais sustentáveis ​​e fornecedores locais. Além do Glulam norueguês e do CLT, o prédio faz uso de produtos Kerto LVL fornecidos pela Finlândia. “Como um fabricante de Glulam, nós nos esforçamos para usar nossos próprios materiais na maior extensão possível. No entanto, Kerto LVL é um material superior para as placas de topo e de extremidade”, diz Rune Abrahamsen, CEO da Moelven Limtre. “O Kerto LVL é um material leve e muito reto, garantindo a produção sem atrasos. A qualidade do produto é muito boa ”, continua Abrahamsen, que aprecia tanto a qualidade quanto a certificação FSC da matéria-prima. O Glulam (glued laminated timber) consiste em várias camadas de madeira de lei coladas com adesivos estruturais duráveis e resistentes à umidade.



“Kerto LVL nos ajudou a tornar a Mjösa Tower o mais sustentável possível”, diz Abrahamsen, que aguarda novos projetos de arranha-céus. Como as cidades continuam a se expandir globalmente, a demanda por construções mais sustentáveis ​​cresce e o uso de madeira tem um papel importante.


Fotos: Copyright © Metsä Group

58 visualizações

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147

Copyright © 2018 Vizzotto Editora - Todos os direitos reservados.