Buscar
  • Vizzotto Editora

OS DIFERENCIAIS DO CONCRETO PROTENDIDO

Atualmente, o mercado da construção civil tem utilizado diversas técnicas na execução de projetos. Os objetivos são diversos, mas quando se trata de vantagens, versatilidade e qualificação da obra, o concreto protendido está em alta. Para falar sobre esse tema, a Revista Construção procurou os técnicos da Excel Engenharia, que há 28 anos aplicam soluções inovadoras e inteligência construtiva em seus projetos.


Revista Construção – São inúmeras as técnicas construtivas utilizadas atualmente, tanto no Brasil como em outros países. Entre elas, está a da protensão, ou seja, o uso de concreto protendido em estruturas. Qual o conceito desta técnica?


Excel Engenharia – O concreto protendido é uma solução estrutural para obras de engenharia civil que tem como objetivo melhorar a resposta do concreto, antecipando as solicitações de tração e momento fletor, diminuindo as deformações das peças e reduzindo, significativamente, o aparecimento de fissuras.


Construção – Em que tipo de construção e com qual objetivo se aplica a técnica do concreto protendido?


Excel – A protensão pode ser aplicada a todo tipo de construção. Ela auxilia em várias soluções onde o concreto armado acaba sendo limitado ou antieconômico, como por exemplo atendendo a grandes vãos entre pilares, estruturas mais esbeltas e planas. Atualmente, muitos edifícios residenciais e comerciais estão sendo construídos com essa solução, visto que a agilidade da obra aumenta e os prazos de execução da estrutura diminuem consideravelmente. Temos o projeto de uma obra em andamento, na qual a solução protendida está sendo aplicada. Ela totaliza aproximadamente 36 mil m² e está localizada em Blumenau/SC. Em apenas 12 meses de trabalho, já foram construídos mais de 24 mil m², diminuindo bastante o tempo de execução, comparado ao cronograma inicial previsto para a solução em concreto armado. Além disso, a mão de obra diminui, em função da diminuição do número de elementos estruturais (fundações, pilares e vigas), por exemplo.


Construção – Quais as diferenças ou características mais marcantes entre as estruturas de concreto protendido e concreto armado?


Excel – A diferença entre o concreto armado e o protendido diz respeito à condição das armaduras. No concreto protendido as ações sobre as armaduras são antecipadas, enquanto no concreto armado as armaduras começam a funcionar após o carregamento. O concreto protendido possibilita o aumento dos vãos livres entre pilares, melhora o aproveitamento de aços de alta resistência e diminui a incidência de abertura das fissuras. Um outro ponto positivo muito importante quando falamos de lajes planas, diz respeito aos projetos de instalações. É de conhecimento da maioria dos construtores a dificuldade na passagem de instalações hidráulicas e elétricas nos edifícios de um modo geral, principalmente na passagem entre vigas. As quantidades de furos são intermináveis e sem contar a dificuldade em compatibilizar esses projetos.


Construção – O custo de uma obra se eleva com a aplicação da técnica do concreto protendido? Qual o custo-benefício? E quanto ao prazo de execução, há alteração com o uso desta técnica?


Excel – A solução em concreto protendido tem o seu melhor aproveitamento quando o projeto arquitetônico é desenvolvido em conjunto com o projeto estrutural. O custo-benefício em relação ao concreto armado passa por diversos fatores. Além de menor consumo de materiais, o concreto protendido possui características que possibilitam diminuir ainda mais o custo, como por exemplo a mão de obra e o prazo de execução.


Também existem casos pontuais, onde a aplicação da solução protendida se encaixa muito bem, como projetos arquitetônicos que já estão com limitação de altura e precisam de pé direito para atender as normas vigentes ou até mesmo na solução de projetos mais arrojados, a exemplo de coberturas duplex ou triplex de edifícios que necessitam de grandes áreas com vãos livres. Como comentado anteriormente, existem situações onde o prazo de entrega da estrutura pode diminuir em até 30%.


É possível e já temos vários casos onde a solução é um misto de concreto protendido e concreto armado. Outra vantagem da protensão é a liberdade de layout, principalmente nos edifícios de alto padrão. A possibilidade de retirar uma parede e não ter uma viga aparente é para muitos dos arquitetos uma necessidade que se torna possível com a protensão.


Colaboraram nesta entrevista:

Fred Nelson Freygang – Engenheiro Civil e de Segurança

Rafael Krieck – Engenheiro Civil, especialista em concreto protendido

Denis Peters – Administrador e especialista em Gestão de Negócios

Vinícius Costa – Comercial da Evehx Engenharia

VANTAGENS DA PROTENSÃO


1. A estrutura antecipa a sua entrada em serviço, podendo ser retirados os escoramentos em um menor prazo com menores deformações.

2. Aços de protensão são submetidos a tensões maiores que os aços convencionais.

3. Maiores vãos entre pilares (melhor manobrabilidade e aumento do número de vagas.

4. Ganha pé direito, pois não possui vigas que comprometem altura livre entre as lajes.

5. Melhora a impermeabilização da estrutura, nesse caso você está comprimindo o concreto.

6. Economia com custos de escoramento, pois consegue trabalhar com 1.1/2 jogo.

7. Possibilidade de piso zero com eficiência.

8. Redução na mão de obra, menor número de carpinteiros.

9. Maior produtividade, pois reduz o prazo de execução da estrutura.

10. Facilidade de instalação das tubulações (não possui vigas aparentes).

11. Estrutura testada no ato da protensão.

12. Redução de formas e diminuição do número de pilares, vigas e escoramento.

13. Redução de peso, diminuindo o custo das fundações.

14. Lajes planas.

15. Formas simples, desforma rápido e fácil montagem/desmontagem, resultando em menos mão de obra e mais rapidez na execução.

16. Reutilização e economia no consumo de materiais.

17. Liberdade de espaço interno da edificação.

18. Facilidade de criação e viabilização de projetos de grande beleza, com liberdade arquitetônica.

19. Em pisos industriais diminui substancialmente a quantidade de juntas.



Divulgação/Evehx Engenharia

88 visualizações

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147

Copyright © 2018 Vizzotto Editora - Todos os direitos reservados.