PESQUISA APONTARÁ GARGALOS DE OBRAS


Foto: Joffi/Pixabay


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) iniciou uma pesquisa inédita, em nível nacional, sobre os gargalos de produtividade, inovação e competitividade no segmento de obras industriais e corporativas. Os resultados da pesquisa guiarão a COIC/CBIC quanto às suas diretrizes para os próximos anos, tentando aprimorar cada vez mais o segmento. Coordenado pela Somatório Inteligência, o estudo contará com entrevistas de até 200 empresários do segmento, que poderão contribuir de forma anônima e confidencial.


Na avaliação do presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC, Ilso de Oliveira, o maior impacto da pandemia da Covid-19 foi no resultado das empresas em termos de lucratividade. “Houve um acréscimo substancial nos custos de produção, em parte pela necessidade de adequação dos processos operacionais e, em parte, pelo desabastecimento e aumento do custo de insumos”, frisou Oliveira.


Segundo Luciana Guerra, da Somatório Inteligência, uma eventual dificuldade pode ser conseguir contatar os principais executivos das empresas que tenham disponibilidade para contribuir com suas visões estratégicas. Por isso, os empresários podem se voluntariar para a pesquisa. “O importante para nosso trabalho é fazermos o correto enquadramento, para identificarmos se trata de executivo com esta visão estratégica dentro de empresas efetivamente envolvidas com projetos de construção industrial e corporativa”, avaliou Luciana Guerra.


A pesquisa tem interface com o projeto Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas da Comissão de Obras Industriais (COIC) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).


Fonte: CBIC