QUANTIDADE DE EMPRESAS ABERTAS EM UM ANO É A MAIOR DA HISTÓRIA


Foto: Sigre/Pixabay


Em 2021, o Brasil alcançou recorde histórico no número de empresas abertas em um ano. Mais de 4 milhões de novos empreendimentos foram iniciados, e de maneira mais rápida, no País. Na maioria dos estados brasileiros, o processo para abertura de um empreendimento leva menos de dois dias. É o que mostra o Boletim do Mapa de Empresas referente aos últimos quatro meses do ano, divulgado pelo Ministério da Economia.


O quantitativo de empresas abertas representa um aumento de 19,7% em relação a 2020. No balanço entre abertura e fechamento, o país obteve saldo positivo de 2,6 milhões de negócios abertos – o maior já registrado, e encerrou o ano com um total de 18.915.002 empresas ativas. O tempo médio de abertura de empresas diminuiu quase um terço em relação ao registrado no início de 2019 – caiu de cinco dias e 9 horas para dois dias – e 57% dos novos negócios são abertos em menos de um dia.


Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, os dados positivos são resultado do esforço que temos feito para reduzir a burocracia, simplificar e agilizar o processo de abertura de novos negócios, principalmente através de soluções digitais e inovadoras. “O reflexo desse trabalho é um ambiente de negócios mais dinâmico, simplificado e promissor para o empresário brasileiro ter sucesso em seu empreendimento”, completa.


Fonte: Governo Federal