top of page

SELIC E INFLAÇÃO - SAIBA ONDE INVESTIR EM 2023

RDC e CDB são exemplos de títulos de renda fixa que oferecem bom rendimento com maior previsibilidade de ganhos para quem investir este ano, segundo especialista da CredCrea.


Em um cenário volátil da economia brasileira, os últimos boletins Focus do Banco Central, conjuntamente a expectativas de mercado, têm trazido dados que indicam tendência de estabilização da taxa de juros durante o ano com pequenas reduções, finalizando 2023 com porcentagem de 12,75% ao ano. A expectativa agora é que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fique em 5,79%, sofrendo aumento da projeção a cada divulgação de novos dados. A análise é da CredCrea.


A analista de negócios da Cooperativa CredCrea, Flávia Michels, explica que uma boa alternativa de investimento são os produtos de renda fixa, como o Recibo de Crédito Cooperativo (RDC), ou os Certificados de Depósito Bancário (CDB), investimentos seguros e cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). “O momento é ideal para investir, garantindo um retorno de, em média, 13% ao ano”, acredita.

A especialista aconselha investimentos com prazos mais curtos, evitando fundos com períodos superiores a um ano. “Estes produtos estão em alta pela segurança oferecida diante do cenário instável da economia. Para 2023 são investimentos atrativos, mas talvez para 2024 e 2025 tenham ativos que possam dar maior retorno devido à expectativa de queda da Selic no futuro”, explica.


Para diversificar, há os títulos de renda fixa indexados ao IPCA, acrescidos de taxa pré-definida, garantindo ganho real ao investidor. “Aqui na CredCrea, nossa recomendação é dividir o capital em mais de um investimento e, caso uma das aplicações esteja menos favorável, a outra estará mais rentável”, declara Flávia.

A analista de negócios explica que o IPCA e a taxa Selic são indicadores da economia que trabalham na contramão um do outro e o ideal é que haja um equilíbrio entre eles. “No cenário atual, o COPOM está realizando grandes aumentos da Selic com a intenção de controlar a inflação, valendo mais a pena poupar do que gastar. Com a diminuição do consumo, a inflação diminui e, consequentemente, diminui o PIB. Por isso é importante investir levando em consideração o momento da economia”, ressalta Flávia.


Além destes investimentos, a especialista destaca mais dois produtos isentos de Imposto de Renda: as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), com rendimento de 85% a 96% do CDI para valores acima de R$ 10 mil; e a poupança, que, segundo ela, é boa opção de reserva de segurança para investimentos a partir de cinco reais. “Cooperados da CredCrea têm rendimento ainda maior, pois distribuímos o retorno das sobras em cima dos juros recebidos”, conclui.

whatsapp-g975d2881e_1280.png
bottom of page