SEMANA CANPAT CONSTRUÇÃO 2021 SERÁ DE 4 A 8 DE OUTUBRO


Foto: chellestein/Pixabay


Em outubro, durante a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2021, será realizada a Semana da CANPAT Construção 2021. A ação nacional é voltada para a conscientização da prevenção de acidentes de trabalho na construção civil. O resultado é parceria entre a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).


O anúncio foi feito na quarta-feira (21) pelo subsecretário de Inspeção do Trabalho da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, Romulo Machado e Silva, durante o lançamento CANPAT Construção 2021, sobre o tema “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil”, por ocasião do “VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”. Segundo Romulo Machado, a iniciativa visa inaugurar uma nova era, que valorize o diálogo e implemente cultura de prevenção de acidente no trabalho.


O objetivo é gerar uma grande mobilização nacional com as representações empresariais (Sinduscons, Seconcis e Sesi) e de trabalhadores com a realização de palestras e visitas técnicas, e o engajamento com o Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas, dia 10 de outubro, para levar aos estudantes uma mensagem de prevenção para os futuros trabalhadores do setor. “Inauguramos uma era de diálogo e transformação e, em breve, observaremos nos números a redução dos acidentes e dos infortúnios decorrentes do trabalho”, ressaltou o representante do Ministério da Economia.


Segundo o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, o anúncio premia todos os anos de parceria da CBIC com a Inspeção do Trabalho, onde o setor pôde mostrar as dificuldades da construção civil e colaborar para melhorias, como a utilização de bandejas secundárias para a proteção do trabalhador, que foi trazida pela nova NR-18. “O nosso propósito, com o movimento de segurança e saúde no trabalho é promover o trabalho decente”, frisou.


“Será uma semana de orientação e disseminação da cultura prevencionista dentro das empresas de construção, com foco na aplicação da NR-18 e da NR-01 (Programa de Gerenciamento de Riscos e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais)”, salientou Guedes, ressaltando a importância do setor produtivo ser protagonista nesse debate para mostrar para a sociedade as ações desenvolvidas para a redução de acidentes dentro do canteiro de obras. Além disso, ressaltou que o setor empresarial poderá participar do Dia Nacional de SST nas Escolas.


Além da Semana da CANPAT Construção e da adoção de ações especiais empresariais – etapa prévia de diálogo setorial, baseado em ações de orientação – Romulo Machado enfatizou que as iniciativas visam a promoção do trabalho decente, uma conduta empresarial responsável, a implementação da NR-18, a sinergia entre os atores para a redução dos acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.


Fonte: CBIC