SEMANA CANPAT CONSTRUÇÃO REUNIRÁ SETOR PRODUTIVO, TRABALHADORES E FISCALIZAÇÃO


Foto: chellestein/Pixabay


Valorizar o diálogo, as transformações e estreitar o relacionamento entre o setor produtivo e a fiscalização, em busca do trabalho decente e de ambientes saudáveis, seguros e produtivos na indústria da construção. Esses são os principais objetivos da Semana da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021), que acontecerá de 4 a 8 de outubro, com participação especial do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. A iniciativa, em razão da pandemia de Covid-19, será realizada virtualmente pela Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência e pela CBIC, com a correalização do SESI e apoio especial do Seconci-Brasil. Voltada para a implementação de uma efetiva cultura de prevenção de acidentes no trabalho, a ação nacional mobilizará representações empresariais e de trabalhadores do setor da construção de todo o País.


Anunciada em julho pelo subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, durante o lançamento CANPAT Construção 2021, a Semana CANPAT Construção é resultado de antiga parceria entre a Inspeção do Trabalho e a CBIC. Ambas trabalham em busca de uma agenda comum para melhorar as relações de trabalho, promover ações destinadas a garantir a saúde e a segurança do trabalhador, reduzir os índices de acidentes, impulsionar a produtividade e fortalecer o setor na economia nacional.


A CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), orgulha-se de integrar iniciativas como essa, que demonstram a confiança que vem sendo conquistada pelo setor. E isso, graças a todos os envolvidos (Sindicatos da Indústria da Construção Civil, Serviço Social da Construção Civil, Serviço Social da Indústria e demais entidades representativas do setor da construção e do mercado imobiliário), que, desde o início do primeiro ciclo da CANPAT Construção, em 2017, apoiaram as ações e disseminaram em suas localidades as boas práticas de prevenção de acidentes.


O presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, destaca que a campanha está consolidada como símbolo da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção, tendo alcançado mais de 30 mil trabalhadores, empresários e líderes do setor.


Na avaliação do executivo, todos ganham com a iniciativa: os trabalhadores, os empregadores e o Brasil como um todo. “Obra segura é obra produtiva. Obra produtiva é boa para o empresário, para o trabalhador e para o País”, afirma Filho.


CULTURA PREVENCIONISTA CONTRIBUI PARA A REDUÇÃO DE ACIDENTES

A programação da Semana da Construção 2021 contempla orientação e disseminação da cultura prevencionista dentro das empresas do setor, com foco na aplicação das Normas Regulamentadoras NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e NR-01 (Programa de Gerenciamento de Risco – PGR e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO). Além de estimular o diálogo setorial, serão realizadas palestras técnicas com debate sobre temas de grande relevância e interesse para a segurança do trabalho no setor.


Também previsto o engajamento com o Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas. Instituído pela Lei n° 12.645/12 e comemorado no dia 10 de outubro, o objetivo da iniciativa é plantar nos estudantes brasileiros uma semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes, que os acompanhará durante toda a vida, seja nas escolas, em casa, nas ruas e, futuramente, no trabalho, como empreendedores ou trabalhadores.


No âmbito da Semana CANPAT Construção 2021, a Indústria da Construção se mobilizará para fomentar a iniciativa junto à sociedade no dia 8 de outubro.


A ideia é multiplicar a experiência exitosa promovida pelo Sinduscon Chapecó-SC para que a cultura se firme e a discussão se torne perene não só nas escolas, mas também nas empresas, junto com os trabalhadores.


A Semana CANPAT Construção 2021 também será uma oportunidade para mostrar à sociedade as ações desenvolvidas pelo setor para a redução de acidentes dentro dos canteiros de obras.


Inscreva-se antecipadamente para os painéis virtuais da Semana CANPAT Construção 2021.


Fonte: CBIC

Posts recentes

Ver tudo

DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS CAEM ESTE ANO

“À medida que o Brasil avança na vacinação em massa, estamos gradualmente saindo do estado de emergência para o retorno seguro ao trabalho, à normalidade”, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes