SENAI E CTG VÃO INVESTIR R$ 24 MILHÕES EM ENERGIA


Imagem: Myriams-Fotos/Pixabay


O Senai, em parceria com a CTG Brasil, vai investir R$ 24 milhões em projetos de armazenamento de energia. Em maio, foi feita uma chamada para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de armazenamento de energia em grande escala para uma economia de baixo carbono. Empresas e startups nacionais e internacionais podem se inscrever pela Plataforma Inovação para a Indústria. O financiamento conta com recursos próprios e do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


O investimento faz parte da estratégia de inovação aberta “Open Inovation”, que conecta os melhores centros de pesquisa do Brasil e do mundo para auxiliara CTG Brasil em desenvolver soluções para desafios complexos como a transição energética rumo a uma economia de baixo carbono. Os projetos inscritos deverão apresentar soluções para três grandes desafios no setor: sistemas de armazenamento integrado com planta solar, eólica e híbrida; tecnologias de gerenciamento, controle e comercialização de energia e reciclagem e reuso de baterias.


O Brasil conta com um grande potencial para geração de energia a partir de fontes renováveis. Para o diretor do Senai, Rafael Lucchesi, o Brasil precisa ampliar o investimento em soluções inovadoras e sustentáveis que visem a geração de energia de baixa emissão de carbono. “Nosso maior desafio é desenvolver uma diversidade de matrizes energéticas sustentáveis e confiáveis, que poderão suprir as necessidades de energia de uma população em crescimento”, ressalta.


Fonte: Agência CNI de Notícias