top of page

SUPERPLASTIFICANTES: ADITIVOS POTENCIALIZAM FLUIDEZ DO CONCRETO


A incorporação de aditivos superplastificantes na fabricação do concreto pode potencializar sua resistência e fluidez. Essas características são imprescindíveis em processos da construção civil, como na perfuração do solo por estaca hélice contínua na etapa de fundação, por exemplo. O desenvolvimento de produtos específicos compostos por esses aditivos tem ganhado espaço no mercado de concretagem e pode influenciar na produtividade construtiva, além de garantir maior vida útil às edificações.


Após a moldagem de estacas hélice contínua podem ocorrer falhas no preenchimento do concreto – processo chamado de 'segregação'. Como resultado, pode surgir exsudação, conforme explica Paulo Roberto Rodrigues dos Santos Junior, gerente comercial da Max Mohr, empresa especializada em argamassa e concreto. “Os aditivos superplastificantes auxiliam na fluidez do concreto, sem necessidade de adicionar água. Por isso, eles preenchem brechas e evitam que a água da composição suba à superfície, o que chamamos de exsudação. Utilizamos estes componentes na fabricação do concreto Max Estaca Premium”, afirma Santos Junior.


Segundo ele, outra vantagem do uso de aditivos é a redução no tempo de aplicação. “Em algumas obras, o uso deste produto dispensa a necessidade de retroescavadeira para empurrar a estaca até que ela fique submersa. A fluidez permite que uma, ou duas pessoas, consigam empurrá-la apenas com as mãos, diminuindo o tempo de execução. O construtor ganha em redução de custos de mão-de-obra, equipamentos e pode aumentar a produtividade em mais de 20%”, garante o gerente. Entretanto, a dispensa de maquinário depende do diâmetro da perfuração e quantidade de ferragem utilizada no processo.

Foto: Divulgação/Max Mohr

whatsapp-g975d2881e_1280.png
bottom of page