VACINAÇÃO EM SC: ESTADO ATINGE 80% DA POPULAÇÃO ADULTA VACINADA COM A PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID-19



Foto: whitesession/Pixabay


Nesta semana, Santa Catarina alcançou a marca de 80% da população adulta acima dos 18 anos vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. O vacinômetro estadual apontou que 4.468.848 pessoas receberam a primeira dose, 1.741.031 foram vacinadas com a D2 e 238.100 com dose única até às 17h de segunda-feira (23). O governador Carlos Moisés reforça a intenção de vacinar todos os adultos com a primeira dose até 31 de agosto. "Mas só a primeira dose não basta. É muito importante completar a imunização. Quando chegar a sua vez, não deixe passar".


A evolução também é percebida nos dados de segunda dose para os grupos prioritários, em que ultrapassou os 70% com o esquema vacinal completo. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, expõe que é de extrema importância que este grupo esteja imunizado, frente ao avanço da variante Delta, que é mais contagiante. “Nossa cobertura vacinal ainda não é suficiente, mas somos o quinto estado em aplicação de doses pela agilidade na distribuição e grande competência dos municípios em aplicar rapidamente”.


O vacinômetro é alimentado pelos municípios. Até às 10h de ontem, 6.620.905 doses foram aplicadas, relativas à D1, D2 e dose única. “Entendemos que possa haver uma dificuldade no registro das aplicações e que isso possa não refletir a realidade dos municípios, mas precisamos que as doses sejam informadas no sistema, pois só assim conseguiremos ter os dados oficiais com relação à imunização dos catarinenses, além de justificar a necessidade de mais doses ao Ministério da Saúde”, explica Motta Ribeiro.


Fonte: Governo de SC