PROJETO DE HABITAÇÃO é oficialmente apresentado aos membros da Comat/CBIC

Foto:Câmara Brasileira da Indústria da Construção

O especialista em Desenvolvimento Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), Luís Gustavo Demont, apresentou oficialmente no dia 13 de setembro, aos membros da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e aos internautas a evolução do projeto “Habitação 10 anos no Futuro – Onde estamos e para onde podemos ir”, desenvolvido pela Comat/CBIC, em correalização com o Senai Nacional. “O projeto surgiu da necessidade de se antecipar às mudanças e criar o futuro desejado e não o possível”, destacou o especialista. Segundo Luís Demont, a iniciativa é resultado do novo perfil dos consumidores; da tecnologia cada vez mais acessível, e dos novos modelos de negócio. A ideia é saber onde o setor quer estar daqui a dez anos por meio do referido projeto.

O estudo foi desenvolvido durante workshops de Oficinas de Trabalho, em março e abril, com a participação de 25 especialistas – academia, empresários do setor, pesquisadores, representantes de entidades de classe e da cadeia de fornecedores –, que coletaram mais de 80 sinais e tendências, com a criação de quatro cenários possíveis, e apresentado aos participantes do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em maio deste ano, em Florianópolis/SC. Para dar certo, o especialista apontou que serão necessárias algumas alavancas, como a necessidade de uma predominante cultura de inovação do setor; políticas públicas indutoras; mudanças de hábitos do consumidor e tecnologias habilitadoras.

Delmont informou que neste mês de setembro já foi realizada oficina para detalhar  o plano de ação do projeto, onde foi extraído uma nova visão de plano de trabalho. “Será construído um plano de ação pragmático, que tenha resposta de curto prazo, olhando ao longo prazo”, destacou. Ele será lançado em dezembro deste ano, durante a cerimônia de premiação do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, em Brasília.

Por fim, o especialista informou que, no momento, está sendo desenvolvido um modelo de comunicação e replicação do projeto para os Sinduscons e Regionais do Senai. Além disso, será iniciado um projeto para levantamento das tecnologias atualmente disponíveis para serem incorporadas agora; desenvolvido um mapeamento e construção de roadmapstecnológicos para cada eixo de transformação; mapa de competências instaladas no Brasil para impulsionar o projeto, e criação de consórcios de pesquisa para o desenvolvimento das tecnologias necessárias para o Futuro Desejável. 

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção

GLOBAL.jpg
SIMAS TERRAPLANGEM .jpg
METALBRAS.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147

Copyright © 2018 Vizzotto Editora - Todos os direitos reservados.