ESTRUTURAS E FUNDAÇÕES

COMO DESENVOLVER PROJETOS MAIS EFICIENTES?

Foto: Pixabay.com

A estrutura de uma obra é uma das principais etapas de um projeto, afinal é ela que sustenta a edificação. E para realizar esta etapa, há duas maneiras: a clássica, realizada de forma manual, e a digital. Esta segunda alternativa pode ser utilizada quando o objetivo é representar o comportamento de uma estrutura, através de um programa computacional. Nele, os profissionais inserem dados em um programa comercial que dará resultados, gerando a estrutura no projeto. Para falar mais sobre este tema, a Revista Construção conversou com os sócios da Projevil, João Tomás Pereira Filho e Luan Mateus Stiegemeier.

 

Eles explicam que os resultados gerados no computador devem ser validados pelo responsável que irá projetar a estrutura, que irá verificar qualitativa e quantitativamente se os números estão adequados. “A execução do processo é baseado na experiência profissional dos envolvidos, sendo o programa apenas uma ferramenta de aplicação”, destacam. Neste caso, a vivência dos profissionais na execução do projeto são fundamentais para minimizar eventuais dúvidas, buscando trazer as informações de forma clara e objetiva.

 

Os sócios dizem que é fundamental que os profissionais envolvido nos projetos tenham conhecimento profundo de modelagem estrutural, pois os programas não substituem conhecimento, e os pequenos detalhes feitos pelos responsáveis fazem a diferença. “Para a excelência em um projeto de estruturas é preciso levar em consideração a experiência, criatividade e ousadia do engenheiro estrutural”, enfatizam.

 

Um dos diferenciais da Projevil é realizar os projetos de estrutura e fundações juntos, o que impacta diretamente na diminuição do custo e do tempo. Os sócios explicam que isto se deve pois, realizando projetos separados, perde-se tempo com novos orçamentos, reuniões, ajustes de propostas, além de propiciar problemas de comunicação (do construtor para o projetista estrutural e, deste, para o projetista de fundação). “Ao terceirizar o projeto de fundação, a empresa terceirizada projetará de acordo com as cargas fornecidas pelo projeto estrutural e relatórios de sondagem. Porém, se as fundações ficam sob responsabilidade dos engenheiros da estrutura, estes conhecem cada detalhe do projeto, tendo mais propriedade para tomada de decisões, o que pode refletir em melhorias no custo”, finalizam.

PORTASALAMO.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147

Copyright © 2018 Vizzotto Editora - Todos os direitos reservados.