EDIFICAÇÕES: CBIC LANÇA GUIA PARA ELABORAÇÃO DOS MANUAIS
- Vizzotto Comunicação

- 11 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O Guia para Elaboração dos Manuais de Uso, Operação e Manutenção das Edificações está disponível para download no site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O material foi lançado durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), realizada em novembro, em São Paulo.
O guia tem como objetivo servir de referência para empresas e construtoras na elaboração dos manuais destinados aos proprietários e usuários das edificações, sejam residenciais ou não residenciais, de uso exclusivo (monousuário) ou com áreas comuns e unidades autônomas (multiusuário). Ele também pode ser aplicado em empreendimentos de retrofit, considerando as particularidades de cada caso.
“Obra é de certa maneira um ser vivo , leva um tempo para ser gerada , mas depois de nascer precisa ser bem cuidada , do contrário estará mais suscetível a problemas de toda ordem”, aponta vice-presidente de Inovação da CBIC, Dionyzio Klavdianos.
O guia orienta a elaboração dos manuais para que se leve em conta a evolução dos produtos e métodos construtivos, a complexidade dos empreendimentos, as boas práticas de mercado, o perfil dos consumidores e as características regionais. A publicação destaca que edificações podem ter manuais distintos, um voltado ao proprietário da unidade e outro destinado ao responsável legal pelas áreas comuns.
A nova versão mantém os objetivos da edição de 2014, mas foi revisada e atualizada para incorporar mudanças normativas e técnicas recentes, entre elas: a ABNT NBR 16747 (publicada em 2020); a ABNT NBR 17170 (publicada em 2022); e as revisões realizadas em 2024 das normas ABNT NBR 5674, 14037, 15575-1 e 16280. “É fundamental compreender que a vida útil de uma edificação depende não apenas de como foi projetada e construída, mas também do uso correto e de uma manutenção preventiva eficiente. Promover essa cultura é essencial para fortalecer a segurança jurídica do setor e garantir sua credibilidade perante a sociedade”, destacou o presidente da CBIC, Renato Correia, sobre o guia, que está disponível para download no site da CBIC.
Fonte: Agência CBIC









Comentários