top of page

PARABÉNS, ITAPEMA. UM OLHAR SOBRE O CRESCIMENTO EXPONENCIAL DE UMA CIDADE EM ASCENSÃO



Dia 21 de abril, Itapema comemora seu 62º aniversário de emancipação político administrativa. Antes um distrito de Porto Belo, Itapema emergiu como uma força singular no cenário catarinense, impulsionada por seu crescimento populacional, desenvolvimento econômico e suas incomparáveis belezas naturais.

 

Neste quadro de progresso e crescimento, surge a construção civil como uma das principais molas propulsoras deste desenvolvimento.

 

Com população atual de 76 mil habitantes, conforme os dados mais recentes do IBGE, Itapema testemunhou um expressivo aumento de 65,82% em relação ao último Censo realizado em 2010. Este crescimento exponencial supera significativamente não apenas a média do estado de Santa Catarina, que registrou aumento de 21,78% no mesmo período, mas também ultrapassa a média nacional, que apresentou aumento de 6,45%.

 

O motor desse progresso é impulsionado, principalmente, pelo turismo e pela construção civil. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego de janeiro deste ano, o setor da construção emprega atualmente 8,6 mil pessoas, representando aumento de 80% em relação aos números de janeiro de 2020, quando empregava 4,8 mil pessoas. Estes números se referem ao estoque de empregos, ou seja, pessoas formalmente empregadas via CLT no momento do levantamento.

 

Destacando-se como o setor produtivo de maior crescimento em termos de empregos nos últimos quatro anos, a construção civil lidera o caminho, seguida pelos serviços, com aumento de 61% em seu estoque de profissionais empregados. O comércio e a indústria também experimentaram aumentos consideráveis, com 27,6% e 14%, respectivamente. Por outro lado, o setor agropecuário enfrentou retração de 40%, reduzindo de cinco empregos formais em 2020 para três em janeiro de 2024.

 

“Nossas paisagens naturais, aliadas à localização privilegiada de Itapema, servida por uma malha rodoviária federal duplicada e próxima a portos e aeroportos internacionais, solidificam sua ascensão como um dos destinos mais desejados do Brasil. Comprovando isso, a cidade ostenta atualmente o segundo metro quadrado residencial mais valorizado do país, de acordo com a pesquisa mensal do Índice Fipezap. Isso nos enobrece e, ao mesmo tempo, reforça a nossa responsabilidade diante da expressividade que a construção civil tomou no cenário econômico local e regional”, comenta o presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, empresário Rodrigo Passos Silva.

 

EMPREGABILIDADE

 

Confira a curva ascendente do estoque de empregos na construção civil em Itapema.

 

- 4.804 pessoas empregadas em janeiro de 2020 5.424 pessoas empregadas em janeiro de 2021 Aumento de 13% em relação ao ano anterior;

- 6.648 pessoas empregadas em janeiro de 2022 Aumento de 22,5% em relação ao ano anterior;

- 7.481 pessoas empregadas em janeiro de 2023 Aumento de 12,5% em relação ao ano anterior;

- 8.604 pessoas empregadas em janeiro 2024 Aumento de 15% em relação ao ano anterior;

- Balanço de 2020 a 2024: aumento de 80% no estoque de empregos.

news1.fw.png
bottom of page